sábado, 30 de abril de 2011

Exercicios sobre o romance:

1. A respeito do romance Iracema, pode-se afirmar que
a) trata das relações cordiais existentes entre o colonizador europeu e o índio brasileiro.
b) através de Moacir, filho de Martim e de Iracema, apresenta uma metáfora do nasci­mento da nação brasileira.
c) retrata a destruição dos guerreiros franceses pelos índios do litoral brasileiro.
d) aponta a supremacia da cultura indígena através da transformação de Martim em Coatiabo.
e) mostra o processo de destruição da cultura indígena que a catequese ajudou a provocar.        
2. Com as expressões “ a virgem dos lábios de mel” e “cabelos negros como a asa da graúna”, o narrador pretende:
a) fazer de Iracema um protótipo da beleza feminina genuinamente brasileira.
b) ironizar a figura do índio.
c) comparar somente a índia com a natureza.
d) sensibilizar o português que não vê uma beleza exótica.
e) mostrar a vaidade arraigada na alma indígena.
3. (UFRS) Considere as seguintes informações:
I. Pode-se afirmar que o Romantismo brasileiro foi a manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista desenvolvido com a Independência do país.
II. Os romancistas românticos, preocupados com a formação de uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
III. A tendência indianista do Romantismo brasileiro tinha por objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a colonização.
Quais estão corretas?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas I e III
e) I, II e III
4. (UFJF) Em relação ao Romantismo brasileiro, assinale a única afirmação que não é verdadeira:
a) Expressão de nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
b) Análise crítica e científica dos fenômenos da sociedade brasileira.
c) Desenvolvimento do teatro nacional.
d) Expressão poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
e) Caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
5. (UFPA) Na época da Independência do Brasil, quando nosso país precisava auto-afirmar-se como nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:
a) o Romantismo.
b) o Barroco.
c) o Realismo/Naturalismo.
d) o Modernismo.
e) o Neoclassicismo.
6. (ESPM-SP) Qual o nosso principal romancista do Indianismo?
7. (Mack-SP) José de Alencar tenta mostrar um painel de relações do índio brasileiro com o homem europeu. Mostra, inclusive, o índio antes da chegada dos portugueses, o princípio de sua miscigenação e, posteriormente, o mesmo já totalmente cristianizado, num estado de quase servidão em relação ao homem branco.
Assinale a alternativa em que aparecem, respectivamente, nomes de romances que exemplifiquem tais temáticas.
a) Iracema, Ubirajara, O Sertanejo.
b) As Minas de Prata, Til, O Sertanejo.
c) Lucíola, A Pata da Gazela, Ubirajara.
d) Ubirajara, Senhora, Til.
e) Ubirajara, Iracema, O Guarani.
8. Em Iracema, a personagem Martim evidencia:
a) o europeu que odeia o elemento nativo.
b) um brasileiro criado em Portugal que retorna à sua terra.
c) um filho de imigrantes que se propõe a colonizar nossa terra.
d) a união de duas raças, gerando uma nova nação.
e) a superioridade européia relativamente ao índio.
                                                                        
9. Relativamente à cultura nativa representada em Iracema, é possível observar que
a) os indígenas compunham um único povo, cujas tradições mantinham.
b) havia nações indígenas que cultivavam antagonismo.
c) os indígenas dessa obra alencariana já estavam aculturados.
d) havia o costume de casar com estrangeiros.
e) Iracema simbolizava a infertilidade nacional.
                                                                 
10. Sobre o Indianismo de Alencar, é correto afirmar:
a) o índio foi posto em situação inferior ao herói da literatura européia.
b) o escritor incluiu dados do regionalismo do Brasil central.
c) a obra O Cabeleira é a maior representação do gênero.
d) Iracema e Ubirajara têm a mesma visão do índio brasileiro.
e) Iracema e Ubirajara mostram momentos distintos do índio brasileiro.

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